terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Abertura da Exposição "Olho Olhares", no HSPM

No dia 10 de dezembro aconteceu a abertura da tão aguardada, pelo menos de nossa parte, exposição com os trabalhos produzidos desde julho, pelas participantes da Oficina de Escrita e Imagem do HSPM. Montamos três painéis com os livros artesanais, uma mesa com atividade e livro de registro e as árvores dos desejos com as folhas soltas para as pessoas anotarem seus desejos e pendurarem.

 
Alguns familiares das participantes foram ver a exposição, mas o maior público foi de pacientes do próprio HSPM.

 
A árvore do desejos com alguns pedidos já pendurados.

 
Um dos painéis com os trabalhos e registro em foto.

 
Painel feito pela Thais, durante as oficinas é impossível não produzir junto.

 
Mesa com jogo baseado em QUEBRAPOEMAS, projeto elaborado por Roberto C. Magalhães, em 1984. Ele contém palavras escolhidas pelas participantes da Oficina, outras palavras foram retiradas, por elas, do livro "Toda Poesia", de Paulo Leminski.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Preparação para a exposição

A abertura da exposição com os trabalhos criados pelas participantes da Oficina de Escrita Imagem está agendado para o dia 10/12. Tentaremos expor todos os trabalhos feitos até agora e incluir alguma atividade para participação do público. Uma delas será baseada em um trabalho da artista Yoko Ono, "Árvore dos Desejos", composta por árvores, onde as pessoas podem pendurar seus desejos. Como as plantas que estão instaladas no 3° andar do HSPM tem poucas folhas, pensamos em aproveitar a atividade com carimbos feitos à partir de folhas colhidas no estacionamento do HSPM e expandi-las além do formato do livro artesanal.





E os preparativos para a exposição continuam...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Continuando... Livro sanfonado + carimbo com folhas

Continuando o trabalho iniciado no dia 05 de novembro e aproveitando para incluir novas cores e criar detalhes diferentes as folhas já impressas.








terça-feira, 5 de novembro de 2013

Livro sanfonado + carimbo com folhas

No dia 05/11, recolhemos folhas que caíram das árvores do HSPM, o poema "O Apanhador de Desperdícios", de Manoel de Barros foi um empurrão para sairmos um pouco do espaço da sala.

(...) Dou respeito às coisas 
desimportantes
e aos seres desimportantes(...)


O livro artesanal criado pelas participantes foi em formato sanfonado.


Todas trabalharam em duplas, usamos papel craft, tintas e as folhas como base para os carimbos.




As criações foram da primavera ao outono e os trabalhos ficaram ótimos.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Continuação... Oficina para desregular a natureza

No dia 01 de outubro, as participantes da Oficina de Escrita e Imagem retomaram a proposta de outro livro artesanal, "oficina para desregular a natureza", baseado no poema "Oficina", de Manoel de Barros. O formato usado foi o de livro com costura de três pontos na lombada, elas optaram por usar folhas de papel vegetal para criar transparência entre as páginas, permitindo que as imagens escolhidas fossem vistas mesmo com as páginas viradas.



    Uma das participantes escreveu versos nas páginas de seu livro.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Maneiras Incríveis de Perder Tempo*

No dia 10 de setembro de 2013 o tema foi o poema I do livro de Manoel de Barros "O Livro das Ignorãças" e as "10 Maneiras Incríveis de Perder Tempo" intervenção que pode ser vista e usada no site: http://poro.redezero.org/ver/intervencao/perca-tempo/
 

Após ler o poema as participantes pensaram em suas maneiras de perder tempo* e em qual o significado desse tema nos dias de hoje.

 
 

O formato utilizado na oficina foi retirado do site: http://www.jardinpublicaciones.com/publicaciones/instrucciones/

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Oficina de Desregular a Natureza

No dia 20 de agosto de 2013 aconteceu a 1° parte da Oficina para Desregular a Natureza*, essa frase foi retirada do poema "Oficina", de Manoel de Barros e como no texto as participantes "desregularam a natureza". 







Os materiais usados foram recortes de revista e papéis variados.
 
 

terça-feira, 2 de julho de 2013

1° Dia de Atividades - Poesia Concreta


No primeiro dia de atividades, em parceria com o Núcleo Educativo da Casa das Rosas, a Oficina de Escrita e Imagem teve início com um contato das pacientes com o livro Viva Vaia: Poesia 1949-1979, do poeta Augusto de Campos.

Os poemas escolhidos foram da parte Popconcretos, de 1964-1966.


Esse é o poema "Olho por olho", de Augusto de Campos, criado em 1964. As pacientes gostaram bastante desse poema e decidiram partir dele para criar os seus próprios trabalhos.













terça-feira, 18 de junho de 2013

Atividade na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

No dia 18 de junho de 2013 iniciamos a parceria com a  Casa das Rosas por meio de uma atividade educativa que envolveu o conteúdo do espaço e uma oficina sobre Poesia Concreta.

Iniciamos a visita conhecendo um pouco sobre o espaço, que é uma das poucas casas que restaram na Avenida Paulista. Depois aproveitamos a exposição dedicada ao poeta Ronaldo Azeredo para conhecer e interagir com seus poemas.

                                    

 Na sala tivemos contato com outros poemas como: "Ver Navios", de Haroldo de Campos e "Sem saída", de Augusto de Campos. As participantes foram desafiadas a criar o seu próprio poema concreto, aproveitando o material "Escrever é uma forma de Ver" feito pela Casa das Rosas.